quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Análise sobre Hurricane - 30 Seconds to Mars

A banda 30 Seconds To Mars já é famosa por abusar de algumas simbologias em seus clipes, mas também por trazer mensagens um tanto estranhas e complexas para alguns. Um de seus mais recentes singles, Hurricane, causou a alguns um pouco de espanto pelas imagens apresentadas, o que não é ainda, uma coisa comum nesse meio.

O clipe Hurricane é um clipe bastante simbólico em sua mensagem, mas também bem estruturado de uma forma que pode enganar alguns com uma falsa mensagem sobre libertação do controle da mente. Veja a primeira parte da análise:



Vamos notar algumas coisas a mais que foram rapidamente ditas no vídeo acima (é recomendado que se veja o vídeo antes, para poder compreender as imagens abaixo):










































Além do começo simbólico do próprio clipe, temos algumas simbologias que estão constantemente representa um processo de criação de personalidades e controle mental. O começo do vídeo apresenta um clima bastante ruim em uma cidade dos Estados Unidos da América, trovões, relâmpagos, e o constante barulho sem fim dão algumas das sugestões de que alguma coisas desse gênero, em um nível pesado está acontecendo. 

É interessante notar que a cidade é retratada praticamente vazia além dos três integrantes da banda, cenas como o metrô vazio são uma das cenas mais óbvias deste momento.






















Outro indicio que aponta ao controle mental, é o próprio rato que está no quarto de Jared, note duas coisas, primeiro na imagem acima, que ele está em um estado de descanso, mas também a sua ligação com a aparência de um rato de laboratório, que é usado para pesquisas. Reforçando a simbologia sobre o controle da mente sobre uma pessoa, note na imagem abaixo, que quando Jared acorda, o rato acorda e começar a correr constantemente.
Quando Jared abre a porta, um flash de um momento de sadomasoquismo é presenciado, o que se torna óbvio no contexto sobre o trauma que a vitima de controle mental está sofrendo, como mostrado na imagem abaixo.




















Nas duas cenas mostradas abaixo, é retratado que o momento em que o vocalista da banda não tomou consciência de que alguma coisa está errada, e logo após quando tranca a porta ao notar um individuo que está a sua procura, rapidamente um flash de uma cena de tortura é apresentada novamente.


Complementado as simbologias apresentadas no vídeo, perceba que Tomo Milicevic, surge do mesmo lugar aonde seu mestre/programador representado pela mulher fantasiada de coelho surge, do subterrâneo, reforçando um contexto de como o escravo é levado a um nível bem baixo no controle mental.

Enquanto beijar a mulher, uma cena em que é apresentado quatro dele mesmo é mostrada, representado quantas personalidade foram criadas até o momento. Visto como polêmico o vídeo foi reduzido ao chegar nas mãos da MTV. Depois de protestos e discussões foi revelado a “versão completa e explicita do diretor “.























Então aqui estão separadas todas as indecências da versão sem censura, compiladas depois de vistas repetidas vezes e completas com marcações de tempo para você apreciar. Acompanhe o vídeo sem censura.


0:55: Cena de uma mulher algemada numa cadeira

1:08: Silhueta da mesma mulher, em pé, com as mãos algemadas atrás das costas. 

1:21: Algemas penduradas no que parece um porta toalhas, cena de uma mulher de quatro, com uma bola de mordaça na boca 

1:41: Leto deitado na cama, câmera Fujifilm Instax mini 7 (vista na marca de 1:55 da versão da MTV.com ) não aparece na mesa de cabeceira. 

2:25: Cena de fração de segundo mostrando uma mulher jogando sua cabeça para trás em agonia, êxtase, ou, mais provavelmente, os dois.

3:03: Mamilos! 

3:44: Um homem usando capuz de couro guia uma mulher com uma fantasia de cavalo feita de couro com um chicote. Esta cena foi censurada na versão da MTV.com do videoclipe.

06:08: Uma rápida montagem de cenas: um telefone, uma barata correndo, um par de algemas pendendo num mictório, uma mulher cuspindo na boca de outra mulher. Curiosamente, só a cena das algemas foi censurada da versão da MTV.com.

07:08: Duas mulheres usando penduricalhos com franjas nos seios, abandonando a barra vermelha usada na versão da MTV.com. Também, há uma cena rápida de uma mulher introduzindo um vibrador na boca de outra mulher – cortada da versão editada.

09:20: A cena infame do dedo de uma mulher “correndo sobre o traseiro de outra mulher de fio-dental” faz a sua aparição.

09:23: Cena de mulher agarrando os próprios seios.

9:33: Cena de vários apetrechos de sadomasoquismo – máscaras, luvas, bola de mordaça – dispostos sobre a mesa é cortada no vídeo.

9:53: Outra rápida (quase subliminar ) mensagem é inserida: "Find the Argus Apocraphex." O significado não está exatamente claro, mas 30STM tem trabalhado a frase nos seus vários projetos por muitos anos. 

09:59: Shannon Leto depara com duas mulheres extremamente nuas na rua. Não é de surpreender, que na versão editada, esta cena é substituída por um dos símbolos da banda, a ‘Triad’. 

10:06: A cena sem censura da mulher com leques de penas, usando apenas esparadrapos cobrindo os seios, é mostrada.

11:06: Uma montagem de indecências: a mesma cena da mulher de quatro, Leto mordendo uma mulher e apertando seus seios (cena censurada na versão da MTV), uma mulher cuspindo na boca de outra mulher (também censurado), uma cena de uma mulher acorrentada deitada numa cama, seguido de uma cena do personagem “Rosewood” sentado em uma escrivaninha. Estranhamente, na versão da MTV, a cena das algemas penduradas no mictório – que antes foi cortada – é inserida no lugar da mulher de quatro. 

11:27: Mais indecências sem censura, incluindo cenas de sexo simulado entre duas mulheres. 

11:44: A mulher com os leques de penas aparece de novo.

11:54: Uma cena exterior de duas mulheres de topless, vistas através das janelas. Na versão da MTV, barras pretas foram sutilmente colocadas através das janelas para esconder seus peitos.

11:56: Rosewood expõe seus seios. Isto, obviamente, foi censurado na versão da MTV. 

12:13: Durante a cena de luta de Leto,imagens de mulheres com apetrechos sado masoquistas e grampos de mamilos são mostradas rapidamente. A maioria dessas cenas também aparecem na versão “censurada”, incluindo imagens que foram cortadas previamente, como o homem guiando a mulher fantasiada de cavalo, e uma mulher introduzindo um vibrador na boca de outra mulher.

12:33: É mostrada uma montagem estendida e não editada de cenas chave do vídeo. Nudez em abundância.



Fonte: MTV.com 


0 comentários:

Postar um comentário

 
© Copyright 2011 Arquivos de Marte
Todos os textos deste blog estão protegidos pela LEI Nº 9.610. Se copiar, cite a fonte. Tema do Blogger